Nesta primeira semana as crianças estão no chamado, período de adaptação! Em que estão muitas vezes sensíveis, tornando freqüente choros e birras. Portanto é necessário que ela sinta-se acolhida na escola. Esta que deve proporcionar um ambiente rico de estímulos e atividades que envolvam a criança no ambiente educacional.
É absolutamente perceptível que só a companhia de adultos não satisfaz todas as necessidades das descobertas, do convívio com outras crianças, da necessidade de mais espaço, que a criança necessita. Ela precisa se socializar, ou seja, obter independência, confiança em si mesma, rendimento intelectual e cognitivo.
Até mesmo o horário do lanche é um período de socialização, em que a criança junta-se com os coleguinhas reza e canta, senta-se na mesinha, abre o seu próprio lanche (desenvolvendo a independência), compartilha seu lanche com os amigos, tudo isso auxilia a socialização.
Segundo Vera Zimmermann: "Caberá à pré-escola estimular e orientar a criança, considerando os estágios de seu desenvolvimento, aceitando-a e desafiando-a a pensar. O ambiente que estimule a atividade criadora da criança, além de contribuir para o seus desenvolvimento global, estará, certamente, favorecendo a aproximação da criança à realidade escolar." (Zimmermann, 2008). Por isso, neste período trabalha-se com atividades que envolvam a percepção visual, a coordenação motora, a linguagem, entre outros.
Porém neste período de adaptação, trabalha-se a receptividade e integração das crianças. Portanto, na nossa sala usamos música, massinha, papel e canetinha para desenhar, tinta, passeio ao parquinho e à tartaruga, leitura de livros infantis, sala de música.
Também fizemos uma atividade que envolveu a indentificação de si mesmo e dos coleguinhas de turma, e o reconhecimento da iniciais do nome. Utilizando as fotos de cada um. As crianças adoraram, e muitos ficaram animados ao colar sua foto na parede.
Teve também banho de piscina, que deixou as crianças bastante animadas. Foi uma novidade que ajudou muito para integrar as crianças com os colegas e com a escola.
Utilizamos fantoches, e com eles trabalhamos os conhecimentos prévios da criança e o reconhecimento dos personagens das histórias infantis. Segundo Kock (202 a 206): " o aluno é dotado de sua própria bagagem cultural, participando também da construção dos significados." Ou seja, cada aluno traz consigo os seus conhecimentos prévios, a sua bagagem sobre tal assunto. E isto sempre deve ser priorizado em sala de aula.
Uma proposta que a escola adotou para integrar ainda mais as crianças com as outras turmas é, a chamada Sexta-Feira da Motivação, em que cada turma apresenta para aos demais o que vem preparando juntamente com a professora. Nessa semana foi a turminha da Tia Vanessa, que apresentou um linda música falando sobre Deus. A importância desta proposta é trabalhar valores essenciais como a religião, o respeito, o carinho, a fé, a alegria, o companheirismo, entre outros.
Ao fim da semana percebi que muito aprendizado e crescimento foi obtido, tanto para mim quanto para a crianças, que mostraram estar bem mais independentes e adaptadas ao ambiente escolar.
segunda-feira, 16 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário