terça-feira, 3 de março de 2009

Educar é: ensinar e aprender.


Ser educador é mais do que uma profissão, é uma arte. Sua arte é metaforicamente, como o desenvolvimento de uma borboleta. Ao início do ano letivo, o professor vê seus alunos como pequenos casulos, que estão prestes a abrir. E ao decorrer do ano vão desenvolvendo e tornando-se lagartos. E ao final do ano, tranformam-se em borboletas, e alçam voôs mais distantes, em busca do amanhã.
Assim eu quero ser. Um educador que auxilie a construir pontes, e que vá até mais além, que seja toda ela. Que saiba atuar com responsabilidade e amor à educação, sendo um promotor para o sucesso dos discentes.
Sou aluna do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora - Campos/RJ. Estou no 3º ano do Curso de Formação de Professores, tenho 17 anos. Sempre fui completamente apaixonada pela educação, sempre tive vontade de fazer Normal Médio. Então me esforcei bastante para entrar no Censa/RJ.
Adoro dar estágios, aprendo demais com eles. Cada dia é um aprendizado que só enriquece o "meu eu" profissional e humano. Segundo Paulo Freire "o educador já não é aquele que apenas educa, mas o que, enquanto educa, é educado, em diálogo com o educando, que ao ser educado, também educa ..." (FREIRE, 1981- 115). Por isso, acredito que educar é uma troca. Nos estágios isso acontece a todo momento. O tanto que eu aprendo com as crianças e quanto eu ensino. Sinto-me referência para eles. E sei que a minha dedicação pelo "aprender a ensinar", só vai plantando sementes que irão germinar no futuro, gerando excelentes frutos.
Recordo-me que no 1º ano entrei no estágio meio perdida, sem saber o que fazer e como agir. Mais nunca tive problemas na adaptação. Porém, esses pequenos desafios foram passando rapidamente, e logo entrei no ritmo. Eu estava fascinada pelo educar. Pela troca de conhecimento, pelo carinho dos alunos, pela dedicação das professoras, enfim pela educação!
Hoje digo com certeza que é a educação que quero e vou seguir. Que esse é o meu sonho, esse é o meu caminho para mudar a sociedade vigente. E acredito que a direção seja a educação de qualidade e de verdade. Quero me especializar por esta arte de ensinar, então quero cursar Pedagogia e, ser uma grande educadora!
Olho para trás e vejo em minha caminhada o quanto cresci, o quanto aprendi e amadureci. E tudo isso eu devo a instituição, aos professores que sempre estão dedicados, e principalmente a Liliana Nogueira que me fascinou com seu amor pela educação e pelo que faz. E fez-me saber que a educação vai além de uma arte, é uma postura de vida. Pois somos educadoras dentro e fora de sala de aula.
Tudo que sou hoje, foi fruto desta minha caminhada de erros e acertos, começos e recomeços, certezas e incertezas, conquistas e vitórias. E neste último ano de formação espero aprender muito mais, para assim chegar a realização de um de meus maiores sonhos, ser uma educadora e me dedicar cada vez mais a isso!
Vejo a todo momento a necessidade de um educador não só em sala de aula, mais fora principalmente. Vejo o quanto é preciso de valores, de sentimento, de valorização à vida e as suas peculiaridades. E todo esses valores devem ser priorizados em sala de aula, na formação dos alunos.
Com isso pretendo neste blog compartilhar minha prática, experiências e aprendizagens, relatar meus estágios, e mostrar a beleza do educar e a importância da educação e dos valores em nossas vidas.


Um beijo, Aline Tavares.


Um comentário:

  1. Line,
    o seu texto ficou lindo. Parabéns por tanta deidcação ao seu sonho. Construa sua estrada com boas coisas para que que ela não rache no caminho, como você sempre a construiu.
    Você um futuro promissor na educação.
    Deus te guie!

    'te amoo !

    ResponderExcluir