terça-feira, 31 de março de 2009

Aprendemos também brincando!


É de suma importância o desenvolvimento corporal da criança. Este pode ser desenvolvido de várias maneiras; como numa brincadeira, numa atividade, numa aula, entre outros. Segundo Freud " ... significado do brinquedo para a criança, constituindo um corpo de conhecimentos, teórico e prático, sobre o entendimento e o uso do brinquedo como recurso de cura e de desenvolvimento da personalidade da criança." Ou seja, a brincadeira taz muitos benefícios para a criança em vários campos, no cognitivo, no corporal, emocional.

A brincadeira no sentindo educativo constitui meios para desenvolver a curiosidade e o princípio de toda descoberta.

Segundo Schwartz 2002, a criança é automotivada para qualquer prática, principalmente a lúdica, sendo que tendem a notar a importância de atividades para o seu desenvolvimento, assim sendo, favorece a procura pelo retorno e pela manutenção de determinadas atividades. A criança não se importa se está indo bem ou mal em uma atividade, o que importa para ela é saber se está tendo prazer ou não em determinada atividade. E isso vemos claramente nas saulas de aula, principalmente no pré e maternal. Em que s crianças demonstram bastante interesse por aquilo que traz algum prazer.

Na sala de aula é importante que se divida os momentos em cognitivo e também corporal. Então Isabelle brincou com as crianças no chão cm a música "Pedalinho". Isto é, as crianças deitadas no chão, fazem com as pernas movimentos de um pedálo numa bicicleta, e em decorrência canta-se a música. As crianças adoram, pois alterna-se a atividade com a integração.

Posteriormente, fizemos no chão o caminho para o trem, e cantando a música do trem todas as crianças deveriam passar em cima da linha. Para eles era um brincadeira prazerosa e divertida, mais que ao mesmo tempo estava desenvolvendo uma série de habilidades.
Segundo Mônica Oliveira Valentim: " a brincadeira é fator fundamental ao desenvolvimento das aptidões físicas e mentais da criança, sendo um agente facilitador para que esta estabeleça vínculos sociais com os seus semelhantes, descubra sua personalidade, aprenda a viver em sociedade e preparar-se para as funções que assumirá na idade adulta." A bricadeira ela trabalha uma série de aprendizagens, além de socializar a criança.

Então percebemos que a brincedeira é muito importante para a criança. Por isso sempre deve-se ter um momento para ela no dia. Pois como diz Piaget: "a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança. Estas não são apenas uma forma de desafogo ou entretenimento para gastar energia das crianças, mas meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual." Então além de ser preciso, é necessário que se reconheça a riqueza e o valor que essatem para a formação da criança como sujeito socializado e ativo.

Em síntese, jamais pense em usar os jogos pedagógicos sem um rigoroso e cuidadoso planejamento, e jamais avalie sua qualidade de professor pela quantidade de jogos que emprega, e sim pela qualidade dos jogos que se preocupou em pesquisar e selecionar.

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