domingo, 12 de abril de 2009

Alimentação saudável!

Começou-se a caminhada a cerca do projeto. E o nosso tema vai ser Alimentação. Então muitas coisas estão sendo feitas utilizando-se este tema.
Nós fizemos um mural com figuras trazidas pelas próprias crianças. Dividindo-as entre saudáveis e não-saudáveis. Então as crianças adoraram, pois puderam estar em contato direto com estas figuras, além de ser trabalhado o entendimento do porque muitos destes alimentos não podem ser ingeridos com muita frequência, sabendo-se que fazem mal para a saúde.
Lemos em sala de aula a história de Charlie e Lola - " Eu nunca vou comer um tomate" de Lauren Child, que é uma história que seria para os períodos mais adiantados, porém adaptamos a realidade das crianças, modificando muitos alimentos e palavras que teriam uma difícil interpretação para as crianças.

"Estratégias para o uso de textos infantis no aprendizado da leitura, interpretação e produção de textos também são exploradas com o intuito final de promover um ensino de qualidade, prazeroso e direcionado à criança. Somente desta forma, transformaremos o Brasil num país de leitores." (BAMBERGER, Richard).

POrtanto esta leitura trabalhou com a interdisciplinariedade, ou seja, utilizou-se o livro com o objetivo de aprofundamento do projeto e o habitualidade da leitura da criança.
E para um maior entendimento tivemos uma palestra com a Nutricionista Viviane (mãe de uma aluna da professora Shirley, que também vem trabalhando sobre a alimentação).
A palestra foi ótima! As crianças foram bastante participativas, fazendo perguntas e comentários. Ela falou sobre as frutas e as verduras, os benefícios que elas trazem para a nossa saúde, o nome delas e algum comentário sobre elas.
Também deixou que as crianças colocassem a mão, para que reconhecessem mehor.

Quando chegamos as crianças fizeram o registro da palestra com desenhos. Elas desenharam Viviane, elas, as tias, as frutas e verduras.
Depois fizemos a seriação com a cenoura, trabalhando-se a noção de grande e pequeno e o reconhecimento dessas grandezas. Pintamos com tinta e fomos lanchar.
Após o lanche as crianças ficaram no tapete lendo histórias, e muitas contavam histórias umas para as outras.
Por isso, é visíve a todo mometo a importância do projeto para as crianças. Seja ele qual tema, qual abordagem, qual objetivo, desde que ele seja contextualizado na realidade da criança, ele é de sumo valor. Então deve ser muito bem desenvolvido, para que seja bem assimilado pela criança. E neste nosso projeto sobre a alimentação, vemos que as crianças já tomam certas atitudes sobre a alimentação saudável como usuais. E isso é prazeroso e importante para nós educadores, pois percebemos que nosso trabalho está sendo bem feito e bem utilizado.

"Por isso educadores, façam e assumam bem os seus papeis, para que eles sejam refletidos pelos alunos de maneira certa e útil." (Therezinha de Oliveira)

Um comentário:

  1. Filha, que você sempre continue com esse brilho e essa paixão pela educação. É lindo ver você falando das crianças quando chega em casa, contando as experiências e como foi seu dia. Muito sucesso na sua caminhada! Que Deus sempre te ilumine para que você seja um excelente profissional e educadora.
    Te amo
    Beijos Cláudia.

    ResponderExcluir