domingo, 5 de abril de 2009

A Páscoa está chegando!


"Muito antes de ser considerada a festa da ressurreição de Cristo, a Páscoa anunciava o fim do inverno e a chegada da primavera.
A Páscoa sempre representou a passagem de um tempo de trevas para outro de luzes, isto muito antes de ser considerada uma das principais festas da cristandade. A palavra páscoa significa "passagem", uma transição.

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.

De todos os símbolos, o ovo de páscoa é o mais esperado pelas crianças. Nas culturas pagãs, o ovo trazia a idéia de começo de vida. Os povos costumavam presentear os amigos com ovos, desejando-lhes boa sorte. Os chineses já costumavam distribuir ovos coloridos entre amigos, na pO coelho é um mamífero roedor que passa boa parte do tempo comendo. Ele tem pêlo bem fofinho e se alimenta de cenouras e vegetais. O coelho precisa mastigar bem os alimentos, para evitar que seus dentes cresçam sem parar. Por sua grande fecundidade, o coelho tornou-se o símbolo mais popular da Páscoa. É que ele simboliza a Igreja que, pelo poder de cristo, é fecunda em sua missão de propagar a palavra de Deus a todos os povos.

O cordeiro é o símbolo mais antigo da Páscoa, é o símbolo da aliança feita entre deus e o povo judeu na páscoa da antiga lei.

O pão e o vinho, sobretudo na antiguidade, foram a comida e bebida mais comum para muitos povos. Cristo ao instituir a Eucaristia se serviu dos alimentos mais comuns para simbolizar sua presença constante entre e nas pessoas de boa vontade. Assim, o pão e o vinho simbolizam essa aliança eterna do Criador com a sua criatura e sua presença no meio de nós." (Portal da Família)

Por isso, estas semanas estão sendo de Preparação junto as crianças para a Páscoa. Então foi apresentado as crianças os símbolos da Páscoa, e comentado um pouquinho sobre cada um deles.

Dando continuação, sentamos no tapete, e Tia Isabelle mostrou as crianças a vogal O. E dizendo-as os seus derivados (como Ovo, Ovelha). Logo após, sentados nas cadeiras, fizemos a movimentação da vogal O de ovo, seguida de reprodução da criança. Montamos com letras móveis a palavra Ovo, e depois cada criança escreveu da sua maneira a palavra. Também realizamos a seriação com Ovos de Páscoa, pintamos e perguntamos a cada uma qual seria o grande e qual seria o pequeno.

Chegou a hora do lanche! Então foi o dia de uma criança fazer a oração. E eles fizeram lindo! Isso mostrou que está começando a ter uma indepedência em relação ao rezar e ao abrir os lanches sozinhos.

Após o lanche fomos para a Bibliotequinha Infantil. E lá Tia Viviane nos contou a história do Coelho com fantoches. Segundo Marco Antônio de Mattos: "O brinquedo é oportunidade de desenvolvimento. Brincando, a criança experimenta, descobre, inventa, aprende e confere habilidades. Além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração e atenção. Brincar, contar história, ensinar atividades com a utilização de fantoches, proporciona a criança um etendimento maior e um aprender rico, mágico e motivador." E isso foi visto claramente, pois as crianças estavam envolvidas diretamente com a história.

Um comentário:

  1. É muito lindo ver o seu entusiasmo ao falar de sua turma e do cotidiano delas. Você reflete cada dia mais o desejo de ser uma excelente educadora. Continue assim, aspire sempre o melhor, pois você é capaz. Beijos

    ResponderExcluir