domingo, 26 de abril de 2009

Projeto: Alimentação Saudável!

Nosso projeto vai abordar a alimentação saudável, de maneira criativa e interessante. Pois é fundamental inovar na hora da alimentação, de maneira que atraia a criança até a comer aquilo que não lhe agrada muito. Para que motive as crianças, a praticarem uma boa alimentação. E também, transmitirem para os pais as aprendizagens que tiveram sobre o tema.

As crianças estão demonstrando bastante interesse e motivação no projeto. A cada dia trazendo um novo comentário, uma experiência.

E para nós educadores, é muito gratificante saber que toda a nossa dedicação está sendo aproveitada pelas crianças, e está sendo usual e útil para elas.

Portanto, sabemos da importância do prático e do concreto para a criança nesta faixa etária. Pois eles estão no nível Pré-operatório, sendo necessário a representação simbólica em evidencia.

Segundo Macedo " a atividade sensório-motor não está esquecida ou abandonada, mas refinada e mais sofisticada, pois verifica-se que ocorre uma crescente melhoria na sua aprendizagem, permitindo que a mesma explore melhor o ambiente, fazendo uso de mais e mais sofisticados movimentos e percepções intuitivas"MACEDO (1991).
Então reunimos o 1º período da professora Shirley, o maternal de Paula Azeredo e o nosso o de Isabelle, e fizemos a tarde da Vitamina.

Pedimos que cada criança trouxesse frutas variadas (laranja, goiaba, mamão, pêra, maça, entre outros) e utilizando o multiprocessador, fizemos diversificadas vitaminas. Percebi, que muitas crianças não tinham o hábito de beber vitaminas, e nem comer frutas, pois negaram à tomar as vitaminas.

Foi uma experiência muito rica e prazerosa, as crianças adoraram e nós também. Pois foi nítida a importância do prático para as crianças, que conheceram melhor as frutinhas e tiveram o maior contanto com elas e também delas juntamente com outras frutas.

Também juntamente com as crianças, fomos dar a tartaruga a casca das frutinhas, e as crianças esperaram ansiosas que a tartaruga comesse tais cascas. E para a surpresa selas, atataruga comeu mesmo as cascas. E então cantamos a música do lanche para a tataruga comer.

Quando chegamos à sala, fizemos o registro da Tarde da Vitamina, e as crianças fizeram os mais diversos desenhos, cada uma acrescentando detalhes em seu desenho e comentando a todo momento.

Depois brincamos também de pecinha de montar. Que é muito importante, pois estimula o raciocínio lógico, o corporal e o convívio em grupo, e inclusive, a imaginação. Também estimulamos a escrita, pedindo para que as crianças escrevessem letras aleatórias, identificando se elas reconhecem e reproduzem de maneira correta!

Foi uma tarde ótima e bastante proveitosa. Inclusive, logo que abriu-se o portão o único comentário que eles faziam com os pais era o das vitaminas, cada um contando do seu jeitinho mais sem perder a essência de tal Prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário