segunda-feira, 20 de abril de 2009

Todo conto deve ter um ponto!


Sabemos que é muito importante o uso de recursos que auxiliem uma educação de qualidade. Portanto devemos usar sempre o vídeo cassete, o dvd, as histórias infantis, os fantoches, os contos, as palestras, as figuras, os passeios, os desenhos, entre outros; com o objetivo de contextualizar tal conteúdo, fazendo sempre uma ponte com a aprendizagem realizada.
Mas usar tais rescursos sem um finalidade, um ponto de referência, é um dos pecados da Educação. Por isso é de suma importância que se tenha um objetivo, uma meta a se alcançar com tais recursos.

"A escola deve oferecer oportunidades para a construção do conhecimento através da descoberta e da invenção, elementos estes indispensáveis para a participação ativa da criança no seu meio. Associar educação da criança ao jogo não é algo novo. Os jogos constituíram sempre uma forma de atividade do ser humano, tanto no sentido de recrear e de educar ao mesmo tempo." (MONTES, Montserrat).


Além de que os recursos didáticos facilitam o aprendizado, quando são utilizados de maneira correta. Eles tornam a aula mais dinâmica e interessante para as crianças.


Na sala nós sempre brincamos com as letrinhas, sejam no chão ou com as letrinhas soltas, para que as crianças reconheçam melhor nas atividades, nos logotipos, na rua, e até que reconheçam a letra inicial do seu nome e dos amiguinhos. E que consigam montar palavras utilizando as letras móveis, que são deoa visuzalização e manuseio.
Sem falar da importância deles para proporcionar uma boa aprendizagem, de qualidade e de assimilação. Para a criança ter uma boa educação até a concretização de seus estudos, deve-se plantar as sementes no início, para que elas deem bons frutos no futuro.










Nenhum comentário:

Postar um comentário