domingo, 8 de novembro de 2009

Independência ou Morte!





Sabemos que comemorar dias importantes na escola, não é apenas vestir as crianças de tal comemoração sem elas ao menos saberem o significado!


Por isso, que na terça Liliana fez uma acolhida com as crianças com Power Point, mostrando a eles a importância do dia, o porque de 7 de Setembro ter sido feriado, o significado dessa data para os brasileiros, e ainda fez uma alusão ao nacionalismo e ao orgulho que todos nós brasileiros devemos ter a nossa pátria.

As crianças então, puderam entender o porque de tudo, assim esta data passou a ter muito mais importância para eles.

Por isso, que sempre se deve contextualizar qualquer que for o tema na e com a vida da criança, para que no futuro ela se recorde daquilo que teve significado e importância para ela.


A contextualização do conteúdo traz importância ao cotidiano do aluno, mostra que aquilo que se aprende , em sala de aula, tem aplicaçãopráticaem nossas vidas. A contextualização permite ao aluno sentir que o saber não é apenas um acúmulo de conhecimentos técnico-científicos, mas sim uma ferramenta que os prepara para enfrentar o mundo, permitindo-lhe resolver situações até então desconhecidas.

O contexto dá significado ao conteúdo e deve basear-se na vida social, nos fatos do cotidiano e na convivência do aluno. Isto porque o aluno vive num mundo regido pela natureza, pelas relações sociais estando exposto à informação e a vários tipos de comunicação Portando, o cotidiano, o ambiente físico e social devem fazer a ponte entre o que se vive e o que se aprende na escola.
Aproveitando-se do conhecimento prévio do aluno, o professor deverá planejar "induções", fazendo com que o conceito a ser aprendido parta do próprio aluno.




Nenhum comentário:

Postar um comentário